segunda-feira, 10 de agosto de 2009


Considerado uma das figuras mais importantes da música popular brasileira, nasceu no interior da Bahia e começou a cantar e tocar violão em Salvador, aonde foi estudar, ao lado da irmã, a também cantora Maria Bethânia. Se interessa por bossa nova e principalmente João Gilberto. Nos anos 60 conheceu Gilberto Gil, Gal costa e tom zé, e juntos começaram a fazer espectáculos e show. Em 1965 Maria Bethânia é chamada para substituir Nara Leão no espectáculo "Opinião", no Rio de Janeiro, e Caetano a acompanha. No mesmo ano é lançado seu primeiro compacto, com "Cavaleiro" e "Samba em paz". Nos anos seguintes participa dos festivais de música popular e compõe trilhas de filmes. Em 1967 sai o primeiro LP, "Domingo", com Gal costa. No ano seguinte encabeça o movimento tropicalista e lança o disco "Tropicália" ao lado de Gil, Gal, tom Zé, Toquarto Neto, Rogério Duprat, Capinam, Nara Leão. Em 1969 foi preso pela ditadura militar e foi exilado para a Inglaterra, onde compõe canções como "London, London" e "como dois e dois"e lança discos. Em 1972 volta ao Brasil faz show em várias cidades do Brasil e nos anos seguintes começa a atuar como produtor.

7 comentários:

  1. é importante tambem destacar que nos anos 80 cresceu muito a popularidade de Caetano fora do Brasil, principalmente em Israel,Portugal, França e Africa.

    por, Arquizia.

    ResponderExcluir
  2. ele tambem escreveu seu primeiro livro "Verdade Tropical", que era seu relato pessoal sobre o mundo.

    por, Ludmyla

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, meninas. Os comentários estão interessantes.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber o nome dos componentes deste blog.

    ResponderExcluir
  5. Caetano Veloso é um artista incrivelmente inteligente , ele consegue fazer com que suas musicas chamem a atenção da grande maioria que gosta da MPB.

    Fora seu sucesso no exterior que tambem é muito bom , devido a suas composições;

    ResponderExcluir
  6. as donas do blog sao Arquízia Morais e Ludmyla Albuquerque

    ResponderExcluir
  7. Como assim essa Ditadura permitiu um (criminoso) seguir para Londres? E não venha me falar que fugiu não, pois esse não e o primeiro caso que leio não.

    ResponderExcluir