terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ditadura Militar


Desde o início da carreira, Caetano sempre demonstrou uma posição política ativa e esquerdista, ganhando por isso a inimizade do regime militar instituído no Brasil em 1964 e cujos governos perduraram até 1985. Por esse motivo, as canções foram frequentemente censuradas neste período, e algumas até banidas. Em 27 de dezembro de 1968, Caetano e o parceiro Gilberto Gil foram presos, acusados de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Foram levados para o quartel do exército de Marechal Deodoro, no Rio, e tiveram suas cabeças raspadas. Ambos foram soltos em 19 de fevereiro de 1969, quarta feira de cinzas, e seguiram para salvador, onde tiveram de se manter em regime de confinamento, sem aparecer nem dar declaracoes em público. Em julho de 1969, após dois shows de despedida no teatro Castro Alves, no dia 20 e 21, Caetano e Gil partiram com suas mulheres, para o exílio na Inglaterra. O espetáculo, precariamente gravado, se transformou no disco Barra 69, de três anos mais tardes. A década de 1979, apresentou-se em um festival na TV Tupi defendendo a canção Dona culpa ficou solteira, de Jorge Ben, onde foi vaiado e a canção desclassificada. A década de 70 foi muito importante para a carreira de Caetano, e para toda a MPB.

7 comentários:

  1. A censura foi implacável com os artistas da época.

    Por, Ludmyla

    ResponderExcluir
  2. Sim, não havia liberdade de expressão...é difícil imaginar a vida deles nos anos 60.
    por, Arquízia

    ResponderExcluir
  3. É! HOMENS COMO LUIZ INÁCIO DA SILVA, QUE LOGO EM SEGUIDA TEVE QUE INSERIR "LULA" NO SEU NOME, ESTAVAM ARRISCANDO SUAS VIDAS, FAZENDO DE TUDO, SACRIFICANDO SUAS FAMILIAS, SEUS DIAS, PRA BUSCAR MUDAR A REALIDADE DE BRUTAL E REPRESSIVA D'AQUELE PERÍDO.
    E AGORA, UM DOS BENEFICIADOS, ESTE MESMO; CAETANO VELOSO, ARTISTA, CANTOR, COMPOSITOR E FALASTRÃO. VEM A PÚBLICO PRA COLOCAR DE FORMA PEJORATIVA UM JULGO DESTINADO NOMINALMENTE A UM DOS HOMENS, REPUTO QUE O MAIS, IMPORTANTES DA HISTÓRIA DESTE PAIS.AO CHAMA-LO DE "ANALFABETO".
    NÃO SOU POLITICO PARTIDÁRIO, MAS DE UMA COISA EU TENHO CERTEZA, CAETANO VELOSO NA FRENTE DO LULA, ANDA DE QUATRO, ANALFABETO É ATE ELÓGIO. PRINCIPALMENTE PRA QUEM NUNCA FEZ NADA PÓR ESTE PAIS, SO SE PROMOVEU E GANHOU MUITO DINEIRO AS CUSTAS DA SENSIBILIDADE E DO PATRIOTISMODO NOSSO POVO.

    ResponderExcluir
  4. nao me ajudou mto o seu txto nao so vou usar pq o q eu qro nao esta abrindo tm poka coisa o seu mas msm assim obrigada

    ResponderExcluir
  5. Caetano, você poderia comentar um pouco a canção "London, London"? Estamos ensaiando um coral de 100 vozes aproximadamente. É um projeto social e os jovens alunos de inglês estão muito entusiasmados. É para nossa próxima sexta cultural que será em 13 de maio de 2011. Uma jovem vai falar um pouco sobre a música antes. Por isso seria maravilhoso ter um depoimento seu. OBRIGADA!

    ResponderExcluir